Este ano o inverno está muito chuvoso. | De Lucija Purim para Reynaldo Purim – 1926 –

_________________________________________

Rio Novo 13 de junho 1926
Querido maninho!

A tua carta escrita em 17 de maio recebi somente no dia 4 de junho, por ela muito obrigado. Poderia ter respondido antes, mas como não é sempre que a gente vai a Orleans então não vale à pena escrever, pois assim as notícias ficam velhas.
Este ano o inverno está muito chuvoso. Chove quase todo semana e neste inverno está ventando muito. Chove com muito vento frio. Quando melhora e para de chover ai esfria mesmo e já tivemos algumas geadas, mas não foram fortes para matar alguma coisa por aqui e vamos ver como vai ser daqui para frente. Ontem o tempo melhorou e ficou um dia lindo e até um pouco quente, fomos a Igreja e depois do almoço o Arthur e mais 4 foram para o Rio Larangeira. Todos os nomes das pessoas que foram começava com a letra A. O Alexis [Klavin] é que dirige os trabalhos. Foi o Attis [Slegman] e o Augusto Klavin. O Roberto [Roberto Klavin – O construtor de engenhos, atafonas e serrarias.] faz tempo que não aparece em casa. Desde logo depois do Natal quando ele saiu não voltou para casa. É possível que tenha ganhado tanto dinheiro que não dá para trazer. Ele te escreve?

Ontem fomos a Igreja e estava um pouco nublado e logo começou a chover e assim quando o pessoal saiu para ir para casa começou a chover mais forte e assim passaram aqui gritando [É normal e instintivo gritar quando a pessoa leva uma chuva gelada com vento e sem alguma proteção], pois ninguém tinha trazido guarda chuva ou capa. Então foi a oportunidade de ficar literalmente encharcados, pois chovia forte e soprava um vento frio. Quando nós precisávamos de chuva ai não chovia e agora chove demais.
De modo geral nada de novo não tem ocorrido por aqui. Aqui a vida corre mais devagar do que nas grandes cidades. Aqui não tem trens que descarrilam e nem pessoas que se atracam em brigas.
Quem esteve e ainda está muito doente é o Eugênio Elbert, ele está de cama mais de 1 mês e meio. Chegou a ponto de não ouvir ou reconhecer ninguém, tudo por causa de furúnculos que de início eram localizados nos pés, mas depois chegaram até a cabeça. Ninguém esperava mais que vivesse. A febre chegou a 42C. Os lábios e a boca ficaram azuis [roxos]. Há algumas 2 semanas atrás nós fomos visitá-lo e ele estava tão abatido e magro que parecia ter só a pele e os ossos. Não pode nem sentar. A alimentação tem ser feita como uma criança pequena dada com uma colher direto na boca. Ele já está bem crescido com os seus 18 anos e é possível que reaja e sare, mas não vai ser tão rápido, pois foi um caso muito sério.
Ainda outro assunto se realmente vais embora verifique se é possível endereçar os jornais direto para cá senão não poderemos receber nada ai do Rio. Também peço que mandes jogos de cordas de violino isto é se for possível senão eu vou ter que procurar por aqui.
Hoje chega de escrever. A Olga também escreveu para você uma longa carta, então você tem notícias suficientes.
Então estarei aguardando longa carta sua sobre tudo que por lá acontece e se passa.
Ainda muita e amáveis lembranças e que o Senhor esteja com você.
Lucija

Advertisements

2 comments on “Este ano o inverno está muito chuvoso. | De Lucija Purim para Reynaldo Purim – 1926 –

  1. Patricia Paegle diz:

    Olá!!! Apesar de não ser leta por natureza, casei-me com um descendente de leto (Paegle) e conhecer a história dos letos no Brasil me deixa muito feliz. Parabéns! Continuem esse belo trabalho de manter viva a história de um povo que contribuiu muito para a fomação cultural e religiosa de nossa região.

    • V. A. Purim diz:

      Olá jovem e simpática Patrícia. Obrigado pela atenção dispensada e as palavras amáveis em relação ao nosso trabalho. Ajude a gente divulgar este trabalho,
      pois existem muitas pessoas que não tem noção nenhuma de sua história. Aquele abraço também no Paegle seu maridão. Vapurim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s