Tomar uma colher grande (de comer) cada vez que perceber que vai ficar mal… De Luzija Purim para Reynaldo Purim- 1925

[Carta sem indicação do ano]

Rodeio do Assucar 18 de Junho

Saudações! Querido Irmãozinho!!

Agora nós não temos recebido nenhuma carta sua. A última sua foi escrita em 16 de maio e para essa, já mandei a resposta na semana passada e é possível que esta noite você já esteja lendo..

Este remédio você deverá utilizar assim: Introduzir o mesmo em uma garrafa e despejar cachaça ou pinga até cobrir e quando ficar curtido, então pode passar para outra vasilha para ser usado (tomar) e pode ser repetida a operação mais uma vez. Também pode ser feito em forma de chá, mas no chá o efeito não é tão eficiente porquê ela não libera todos os seus componentes. O famoso Kneipp receita este remédio para cólicas do estômago este chá fervido em leite quente. A Senhora Klavin tem tomado sempre. E quando nota que vai ficar ruim, ela toma uma colher de chá e em condições que as cólicas se apresentam muito fortes são colocadas compressas de água quente no peito. A senhora Klavin não está inteiramente curada, pois quando ela pega algum peso ela fica ruim de novo, mas ela ai vai direto tomar o seu remédio e agora ela esta mais branca e mais gorda do que antes.
Você mesmo poderia preparar este remédio e dar pronto, pois seria melhor, pois aos brasileiros é difícil convencê-los, eles tomam um dia e noutro dia já querem estar curados. Você não precisa encher demais a garrafa, pois o remédio é muito forte. A Senhora Klavim também tomava chá de Camomila e lá se não tiver a natural poderá comprar a Tintura de Camomila que é feita da planta mesmo.

Hoje veio uma chuva muito forte. A semana passada estava tempo bom e muito frio. No sábado e no Domingo caíram grandes geadas. A vegetação está toda morta, tudo cinza. O gado não tem mais nada o que comer e está emagrecendo.

Bem, terei que finalizar e tudo que eu queria eu já escrevi e sobre outros assuntos eu não vou escrever desta vez. Quando receber a resposta desta vou escrever outra vez, porque as minhas mãos e os pés estão congelados então é melhor ir dormir e se amanhã tiver parado de chover então eu irei para a cidade.

Por que este ano não estás mandando mais os jornais? Como estão as coisas por lá?

Está fazendo muito frio por lá? Aquele Arturs Dimbergs de Riga esteve também na sua escola? Ele gostou do Brasil? Li no “Kristiga Balss” [Kristiga Balss = A Voz do Cristão] que ele viria logo para o Brasil e agora estou ouvindo informações que ele já estaria por aqui.

Aceite muitas e amáveis lembranças de todos de casa.
Luzija

[Escrito na lateral por minha avó Lisete Rose Purim]

Tomar uma colher grande (de comer) cada vez que perceber que vai ficar mal e colocar panos quentes sobre o peito.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s