Você não terá tempo para ler tão longa carta. | De Luzija Purim para Reynaldo Purim – 1924 –

Querido irmãozinho! Saudações!
A tua carta escrita no dia 4 de abril eu recebi no dia 20 e por ela muito obrigado. Eu queria e realmente comecei a responder esta carta na semana passada, mas como o Paps esta se aprontando para ir a cidade e ele disse que não queria levá-la a Estação da Estrada de Ferro, então eu parei de escrever, mesmo que novas notícias não havia. Também os jornais e “O Crisol” chegaram junto com a carta escrita no dia 18 de Abril com a carta dentro.

Nós estamos passando bem, se bem que somente o tempo está muito seco e muito frio. Na semana passada vieram grossas nuvens e na Terça feira choveu um pouquinho e nos outros dias ficou nublado, mas no Sábado de manhã começou a limpar e no Domingo pela manhã nas partes baixas já houve geada.

Nesta semana o tempo está tão limpo que nenhuma nuvenzinha pode ser vista no céu. Admiro que você diz que lá chove até demais e aqui para muita gente está faltando água e aqui para nós na calha corre pouquinho quase pingando e se para frente não chover ai na fonte nós realmente não teremos mais água. Todas as lavouras estão estorricadas e as laranjeiras estão perdendo as folhas. Aqui ainda choveu alguma coisinha então você precisa imaginar em Braço do Norte onde não choveu nada.

Na semana passada chegou o Karlis [Leiman] que veio de Mãe Luzia. Na Quinta feira teve culto em Orleans e na Sexta feira ele subiu para o Rio Novo. Foi para a casa do Zebergs [Os Zebergs moravam noutro vale a leste do Rio Novo] e ainda visitar outros e daí para o Rio Larangeiras e daí veio aqui em casa somente no Domingo pela manhã então devido ao pouco tempo não foi possível completar todos os assuntos em pauta.

O Stroberg também ainda não veio. Ele deverá vir junto com o Salit. É provável que amanhã chegue em Imbituba e aqui os Rio-novenses estão aprontando-se para fazer uma noite de festa de Recepção. Tem muita gente que ele chegue o mais breve possível, será que depois eles mesmos não farão todo possível para que ele vá embora?
No dia 29 de maio, dia da Ascensão do Senhor haverá uma festa da Escola Dominical e no dia 8 de junho nas Oitavas da Festa de Verão [Pentecostes] haverá nova festa de Músicas e Cantos da Mocidade então por esta você já está convidado e traga junto as Uniões de Mocidade e Coros de Jovens de lá.
O que eu esqueci de contar já antes que no dia 26 de março recebemos um telegrama do Augusto Adam contanto que no dia 3 de março o nosso “Grossfaters” [deve ser o Jehkabs Rose] faleceu e o telegrama foi expedito neste mesmo dia. Pela rapidez que veio esta mensagem você pode avaliar a eficiência das comunicações por aqui.

O Link está na Escola este ano? Aqui o Karlis contou que o Missionário Dunstan teria mandado uma carta queixa para o Seminário contra ele e para que não mais o aceite lá porque, ele teria feito uma campanha contra a Associação em Ijuí.
Bem desta vez chega de escrever. Você não terá tempo para ler tão longa carta. Também muitas lembranças do genro do farmacêutico, ele prometeu te escrever.

Mui amáveis lembranças de todos de casa. Pode ser que na próxima vez eles também escrevam. Escreva bastante para mim que ai eu escrevo bastante para você.
Luzija

[ATENÇÃO AMIGOS LEITORES DESTE BLOG : DEVIDO A NOSSA VIAGEM PARA O CONGRESSO DA ASSOCIAÇÂO BATISTA LETA NO BRASIL QUE ESTE ANO SERÁ NA CIDADE DE IJUÍ NO RIO GRANDE DO SUL HAVERÁ UMA BREVE PARADA NA APRESENTAÇÃO DE NOVAS MATÉRIAS. ATÉ IJUÍ PESSOAL]

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s