…para o maior casamento leto de Sta. Catarina… | De Roberto Klavin para Reynaldo Purim

Invernada 13-9-1921
Querido amigo.
A tua carta de 9-8-21 recebi na semana passada pela qual agradeço.
No dia 17 do mês passado houve a Festa da Colheita e naquela oportunidade também apareceram: o A.W. Luper de Corytiba, José Cascão de Paranaguá que é o responsável pela lancha missionária da beira mar e o Coronel A. da Silva que é pastor da Primeira Igreja Batista de São Paulo. Este último dirigiu diversas reuniões evangelísticas em Orleans. A primeira foi no dia 15 e as outras duas foram nos dias 18 e 19. Ele queria ficar mais duas noites, mas foi anunciado que o navio chegaria a Imbituba então ele interrompeu o programa planejado e caiu na estrada.
É pena que ele tenha ido tão rápido embora. Ele é um grande e entusiasmado orador e pega forte contra os católicos e alguns andaram ressentidos, mas a maioria achou que ele falava a pura verdade e muitos ficaram realmente abalados com a força da palavra.
As duas últimas noites em Orleans quem dirigiu foi o pastor Lupers. No domingo durante o dia ele ficou no Rio Novo, mas a noite foi para Orleans, pois era a ultima reunião também quando acompanharam o Coro e os Músicos da Igreja de Rio Novo.
Todas reuniões foram bastante concorridas, mas esta no último dia o auditório do cinema estava super lotado com gente de pé e pessoas até na rua. Todas estas reuniões se desenrolaram tranqüilas.
O Lupers também é um vigoroso orador e já fala o português correto apesar não ter a desenvoltura e ainda requerer mais traquejo que virá com bastante exercício quando passará a falar como qualquer brasileiro. Na segunda feira embarcou para Braço do Norte para visitar o Onofre e dai para Laguna. Despedindo-se, prometeu se for a vontade de Deus logo que possível voltaria para visitar-nos.
No principio do mês passado estiveram passeando aqui pelo Rio Novo duas jovens, filhas dos Akeldams, quais tinham vindo de Nova Odessa para o maior casamento leto de Sta. Catarina, ou melhor, do maior leto de Sta. Catarina que é o Jahnis Sudmalis de Mãe Luzia com 1.94 de altura que na semana passada casou com a Line Akeldams.
Esta semana vai ser o casamento do Karlis Karklis com uma das filhas do Oigan (?).
Na semana retrasada acompanhamos para o cemitério o corpo de Willis Paegle o qual depois de uns dias doente veio a falecer sendo que a causa alegada foi que teria feito algum esforço demasiado ocasionando alguma lesão interna.
Neste momento estou em casa e nada bem desta vez, já vai fazer duas semanas que tive um acidente, fiz um corte na palma da mão esquerda até os ossos e tive que ficar com o braço na tipóia por uma semana e agora já estou fazendo algum trabalho que posso com uma mão só e não sei se em duas semanas eu já esteja recuperado.
Receba muitas lembranças minhas e dos meus Roberto Klavin
_______________________________________________

Anúncios

3 comments on “…para o maior casamento leto de Sta. Catarina… | De Roberto Klavin para Reynaldo Purim

  1. Ademir Pfiffer diz:

    Festa da Colheita

    Interessante o assunto, pois o movimento do portestantismo emplacou marcas nas colônias agricola, através dessa festa, de acordo com os costumes da tradição religiosa.
    Será que o letos do Jacu Açu, no Vale Itapocu organizavam festa assim?
    Será que existem relatos escritos do letos batistas e suas colheitas em Guaramirim [SC]?

    • V. A. Purim diz:

      Olá Ademir. Sobre as suas indagações seria interessante adquirir o Livro ” Uma Epopéia de Fé ” de Osvaldo Ronis hoje esgotado, mas tenho visto nos sites de usados da Internet. Traz informações sobre as colônias letas onde aparecem as do Rio Itapocu.
      Aquele abraço.
      V.A.Purim

  2. Antônio Nunes Cordeiro diz:

    Carta emocionente, ler algo assim é como passar uma tarde a beira de um riacho, escutando o murmurar das águas.
    Deus continue guiando a todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s