..pois dizem que só tocam danças | de Olga Purim para Reynaldo Purim – 1921

Rio Novo 1 de julho de 1921

Querido Reini: Saudações!!.
A tua carta escrita em 23/6/21 recebi ontem à noite. Muito obrigada! Mas deste heroísmo de matar dois coelhos com um tiro só eu não gostei. Chegaram duas cartas num só envelope. Vou calcular direito para que uma carta indo e logo venha à resposta e assim as cartas venham se encontrado no caminho. Na sua escola que de tudo ensinam, não falaram de métodos e sincronização? Por isso hoje estou escrevendo logo a resposta, senão eu vou demorar a receber cartas suas.

Nós estamos passando bem. Hoje o tempo está seco e frio. Quando na véspera de São João quando você estava escrevendo para mim estava nublado, mas quente.

Noutro dia de São João mesmo, estava um dia lindo e quente. Naquele dia Papai foi passar o dia com os Klavin e eu e a Luzija fomos para os Leiman.

O Arthurs e os demais alunos da Escola Dominical foram convidados para passar o dia na casa do João Seeberg, pois ele festejando o seu dia ou o dia de seu nome. Então pela manhã cada um saiu para o seu lado, mas a noite todos estávamos em casa.

O que você fez no dia de São João? Saiu passear também? [Para os Letos o dia 24 de junho era próprio para piqueniques e passeios]

A semana passada foi quente até sábado quando começou a chover forte com trovoadas que entrou domingo adentro. Chuva tão forte já há tempo que não ocorria e agora já há três dias amanhece lindo dia com fortes geadas. Todo o vale do Rio Novo amanhece branco. Pena que você não possa apreciar estas paisagens maravilhosas.

Agora nós estamos colhendo milho e se o tempo continuar firme logo nós termos com todo milho no paiol. Agora o que falta mais para colher é o da Bukuvina. Quando tem geadas lá, nós não vamos e quando chove o longo caminho através da mata virgem fica muito lamacento. O milho está com espigas muito bonitas e maduraram muito bem.
Enquanto estavam em desenvolvimento este ano não houve temporais que causassem maiores estragos. Agora quando o milho já estava praticamente maduro no dia 15 de junho a noite veio um temporal com vento e trovoadas do lado da serra que em muitos lugares não ficou uma só haste de pé. O vento foi tão forte que até espigas foram arrancadas e agora nós temos que juntar aqui e ali.
No paiol já foram despejadas 150 cargas. [ Como uma carga vinha na cangalha com 2 jacás isso equivale a 300 Jacás]

Agora em Rio Novo vão surgir novos Rockfeleres. Pois a escola voltou a funcionar. Na primeira semana com cinco alunos e agora já tem mais. Pessoas tão inteligentes como as do Rio Novo no mundo existem muito poucas. .

O Luppers ainda não veio e não se sabe quando ele virá.

O Conjunto Instrumental ainda existe, os jovens tocam e os velhos brigam, pois dizem que eles só tocam danças. Na Festa da Mocidade do Ano passado foi tocado o hino 270 do Cantor Cristão e acho que os velhos não sabiam que era do Cantor e foi só reclamações, pior ainda para os velhos, quando os jovens descobriram que este hino também está nos hinários em leto. A tese da dança foi para o brejo.

O Osvaldo Auras ensinou em leto e nas noites das apresentações já foi cantado tanto em leto como em brasileiro. Outras peças musicais novas são mandadas pelo Pastor preto Abraão de Paranaguá.

Você vê, que os nossos “doutores” [ estava se referindo aos irmão dela a Lucia e o Arturs] que escrevem cartas daqui andam esquecidos e não têm escrito mais. Não admira estão envolvidos em altos estudos e não tem tempo para mais nada. [pois estavam freqüentando a escola]

Eles não conseguiram se orientar com tantas novas informações e por isso desta vez você não terá a oportunidade de ver novos “Manuscriptos” e mais que nenhum resultado positivo de caçadas não houve e mais um frio destes não inspira a eles escreverem.

Bem agora chega. Escreva bastante.

Como foi esta fase de lutas? Havia letos nesta campanha?

Você não está precisando de meias de lá? Aquelas que eu mandei na outra vez não estão desgastadas?

O Inkis já chegou ao Brasil?

Não tenho mais nada de Novo. Cultos de Oração estão sendo realizados todas as manhãs.

Ainda lembranças de todos. Que você esteja bem. Viva saudável – Olga.
_______________________________________

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s