…nesta pequena “Letônia além do Atlântico” | Fatos da América do Sul II

DA AMÉRICA DO SUL II
Segunda Parte

Matéria gentilmente enviada por Brigita Tamuza de Riga
Publicado no jornal da Letônia
Majas Viesis Nº 25 (O Visitador) de 17 de junho de 1898 (cont.)
Traduzido para o português por Valfredo Eduardo Purim

De Rio Carlota (Colônia Grã-Pará) – Estado De Santa Catarina, Sul do Brasil) nos escreve:

“Neste ano, 20 de março os letos de Rio Novo e Rio Carlota [aqui instalados em sua quase totalidade são batistas] programaram uma grande festa para comemorar o aniversário de fundação da Igreja… meu desejo seria apresentar aos prezados compatriotas na distante terra natal como os letos daqui trabalham.

Nossos dois corais desde o começo do ano estavam se preparando para a festividade: foram ensaiados novos hinos e convidaram também o coral dos letos de Mãe Luzia. Foi composta uma Comissão especial dos Festejos. Foi anunciado amplamente e, assim como os letos daqui são vistos pelos brasileiros com grande respeito e consideração, são vistos como povo exemplar, então, certamente muitos esperavam com entusiasmo a data da festa.
Até de aproximadamente 100km (80 léguas) da distante Imbituba era esperado o comparecimento do Presidente da Rede Ferroviária. (Estrada de Ferro D. Tereza Cristina)”.

Sexta-feira, 18 de março começamos o aguardo da chegada dos visitantes e coristas de Mãe Luzia.
Diversos Rio-novenses se organizaram para a recepção indo ao encontro dos visitantes aproximadamente 20 km distante estação ferroviária em “Palmeiras” [Deve ter algum problema de logística porque os trens não conseguiam chegar até Orleans – O nome atual de Palmeiras é Pindotiba]
Após a chegada, todos os convidados foram distribuídos pelas casas ou com os parentes, conhecidos e amigos.

Sábado, 19 de março: todos, como podiam reuniram-se junto ao local da festa para ornamentação.

Nossa casa de oração, destinado para o local da festividade, ornamentada com palmeiras, flores e diversas guirlandas de flores… como os convidados de Orleans haviam solicitado montarias, então durante a noite foram pegos os cavalos e mandados para os convidados, para que a ninguém faltasse animal de montaria e conseqüentemente teria que deixar de comparecer.

Domingo, 20 de março: às 11 horas da manhã começaram as festividades.

Participaram, 1 coral masculino, 1 coral masculino duplo, 1 coral composto a cada voz de 1 voz masculina e diversas vozes femininas, 3 coros mistos, de Orleans 1 recém fundado coral alemão.
Diversos discursos foram proferidos e leitura de textos em leto e alemão… Ao evento compareceram muitos de Orleans, também das colônias da redondeza: alemães, letos, brasileiros, italianos e até alguns estonianos. Eram aguardados alguns ingleses, mas conforme mencionados em virtude de falhas técnicas na ferrovia, eles não puderam comparecer.

Segunda-feira, 21 de março: à noite nossos jovens organizaram uma procissão de tochas ou archotes ou ainda, melhor dizendo, procissão de tabocas que são feixes de taquaras secas acesas. Ao escurecer, conforme previamente combinado, reuniram-se os carlotenses na casa de G. e os rio-novenses na casa de D. Para o evento foi confeccionado em um carro de duas juntas de animais foram trazidas taquaras secas, para esse fim, previamente cortadas e secas, as taquaras são de 1 e 2 polegadas de diâmetro e 10 palmos de comprimento. Elas crescem em qualquer terreno e depois de secas oferecem uma maravilhosa combustão. As taquaras são usadas em lugar de lascas de madeira…

Os cortejos dirigiram-se ao ponto de encontro e depois para o local da festa, onde a Sociedade de Jovens organizou uma noite de café e também apresentações de cânticos e respostas a interrogações. [ Esta parte da reunião era mais informal e possibilitava aos participantes desta a liberdade de apresentar questões e perguntas sobre assuntos bíblicos e a vida cristã e assim eram respondidos pelos líderes ou mesmo por outros que pudessem contribuir.]
Ass.

Um Carlotense [Morador do Rio Carlota, localidade adjacente ao Rio Novo]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s