A Festa foi muito boa……| de Olga Purim para Reynaldo Purim – 1921

Rio Novo 14 de abril de 1921
Querido Reini!
Pelo direito eu nem devia escrever, pois nada importante tem acontecido e nem perguntas a responder.
Aquele cálculo das contas eu recebi. Obrigada! Agora pense em “pagar” pois o alto preço foi você mesmo quem pôs. Aqui calças de lã de primeira você pode comprar por 15$000 e 10$000 daquelas velhas e amarelas que você usa. Agora, aos poucos as coisas estão ficando mais baratas. Meias você tem suficiente para abrir um ponto de venda. Eu compraria aqui às dúzias que ficaria mais barato ainda e lá você venderia por 4$000. Meias de lã feitas em casa no ano passado nós vendemos por 2$500 o par.
Aqui nós todos estamos passando bem.
A Festa de aniversário da Igreja, já ficou longe para traz. A Festa foi muito boa. O dirigente foi o Frischembruder. Para a Festa tinha sido convidado o Dr. Lupper, mas ele ainda não veio para Florianópolis. Assim ele somente mandou um telegrama de felicitações de Curitiba onde ele ainda está morando. Faz tempo que ele está sendo esperado, mas quando ele vem não sabemos.
A Páscoa foi linda com tempo muito bom. Na Segunda Festa da Páscoa (Oitavas da Páscoa) o Karlos Sanerip viajou para Florianópolis servir o Exercito, pois ele tinha sido sorteado. De Orleans foi bastante gente. O Augusto Klavim veio de São Paulo até Florianópolis, mas não conseguiu chegar em casa. Na semana passada o Roberto viajou até Desterro e levou outras roupas e vai trazer as coisas que ele estava trazendo para casa. Dos letos somente estes dois.
Vocês na Escola também aprendem atirar? Neste ano são muitos os alunos? Nenhum outro leto novo não apareceu?
Não sabes se o João Klava de Mãe Luzia não está por lá? O velho Klava viajou de Mãe Luzia para conhecer as terras de Nova Odessa, mas, já tem gente falando que o que realmente foi fazer é buscar o Janka que está vivendo regaladamente por lá.
Como a tua escola é bem perto da Escola das Meninas [ Colégio Batista Feminino], deves ter visto a Selminha [Klavin]. A Kate [a mãe] conta vantagens mil. Que a menina é super inteligente e quando outras professoras precisam saber alguma coisa em Inglês é só perguntar para ela, pois é um verdadeiro dicionário.
Tens visto o Fredy Steckert? Ele tem escrito que esteve várias vezes em festas inclusive tem mandado os Jornais “O Porvir” e o “Batista Federal” e os Prospectos novos da Escola.
Você continua recebendo o “Drauga Balss” [ O Amigo Cristão] ? Aqui não chegou para ninguém. Será que o Ruschewitz [ editor] está quebrado? Se você está recebendo nós mande desde o princípio do ano e mande enrolado em jornais brasileiros senão se torna muito um prato muito cobiçado e provavelmente nós seríamos os últimos a ler estes jornais.
Desta vez chega, pode ser que eu logo receba a resposta da minha carta que enviei no dia 11 de março. Outra vez escrevo mais e mesmo porque, você vai ter ler os “Manuscriptos dos escrivinhadores” que seguem junto desta e eles estão entrando na moda de escrever longas cartas.
Ofereço muitas lembranças e votos que te vá muito bem e vivas com saúde. Olga.
(Escrito a lápis na lateral) Recebi hoje, a carta tua escrita no dia 29-3 e também os jornais. Obrigada!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s