Ficaremos muito felizes com sua estada aqui . . . | F. Janowski para Reinaldo Purim

Rio Branco 18 de Outubro de 1920

Querido amigo Reinold.
Já faz um bom tempinho que recebi a tua carta. Obrigado por ela. Perdoe-me por ter demorado a responde-la. Nós ficamos sem a nossa mãe e também da minha irmã que diligentemente fazia as vezes dela. Agora quem nos ajuda nos trabalhos da cozinha é a sogra da minha irmã mais velha, a senhora Lavise Waldhauer. Ela já ultrapassou os 70 anos de vida, mas o seu espírito alegre e o seu constante bom humor não a tem abandonado. Também administrar a casa ela sabe muito bem e é pena que com o peso dos anos, as forças começam a diminuir. Mas estamos felizes com esta solução, pois parecia impossível e agora o problema está totalmente contornado.

Quanto àquele fornecimento de livros que mencionei na carta anterior mostra-se inviável. Após consultas a diversas pessoas amigas de livros, aqueles que os tem não querem largar e aqueles que herdaram de outras pessoas e não tinham interesse logo se desfizeram. Tenho esperança de conseguir alguns hinários antigos, alguns sem títulos, sem capas e até sem as primeiras e últimas páginas. Entendo não ser necessário mandar para o Rio via Correio, pois sendo que o período de férias estando tão próximo e certo que virás passar as tuas férias em St. Catharina; tenho um pressentimento que não vais deixar Rio Branco excluída das localidades honradas com a sua presença. Ficaremos muito felizes com sua estada aqui e todos livros que achares aproveitáveis e só por na mala de viagem.

Anteontem 16 de outubro em Curityba foi realizada a “Reunião da Junta da Convenção Baptista Paraná / Sta. Catharina”. Daqui da Igreja também foi mandado como representante o querido irmão P. Kalnin. Este irmão tem uma firme convicção na Palavra e o coração abrasado no Trabalho do Senhor Deus.

A Igreja Batista Leta de Nova Odessa convidou o irmão J. A . Freijs da Letônia o qual desde o dia 6 de agosto encontra-se na América do Norte para visitar as Igrejas Batistas Letas do Brasil. Este convite foi aceito com muita alegria e o grande líder Frejis deverá chegar ao Brasil aproximadamente em janeiro de 1921.
Eu descrevi vagamente a minha viagem ao Rio Novo. Mas queria descrever e compartilhar mais amiúde mas a tinta secou e a pena da caneta enferrujou e tempo para muito escrever, não consigo. Junto com esta carta mando um poema que guardei da minha viagem para o Rio Novo.

Por favor mande-me um livrinho com o título mais ou menos assim “A pratica da Oração” de W.E. Entzminger.

Com muitas e amáveis lembranças.
F. Janowsky

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s