Depoimento de J. A. Zanerip | Meu primeiro par de sapatos

Quinta Parte

Uma pequena história do meu primeiro par de sapatos. Como já tinha contado antes, por absoluta falta de dinheiro quase todas as crianças iam à Escola Dominical descalças. Costumavam ir descalças até mesmo aquelas que pelas condições financeiras poderiam ir calçadas, pois por longos períodos não havia as mínimas condições de usar sapatos, por causa da muita lama em períodos de chuva, o que era agravado pela grande quantidade de carros de bois.

Meu primeiro calçado foi um par de tênis, mas este durava muito pouco naquela época devido às grandes distâncias e às grandes caminhadas.

Um dia resolvi plantar um talhão de feijão só para mim, por entre um milharal qual estava quase maduro. Fiquei muito feliz quando, ao fazer a colheita, rendeu mais de quatro sacos de feijão limpo. Além disso, como no ano anterior quase não tinham aparecido compradores, pouca gente tinha plantado neste período. Daí o preço foi uma fábula: 25 mil réis a saca de 60 quilos, e na venda apurei limpo 75$00 réis.

Olha, creio que em toda colônia ninguém era mais rico que eu. Já pensaram, um menino com 75$00 mil réis no bolso? Um sonho!

Nestes dias apareceu alguém vendendo uma bicicleta por 75$00 mil réis, mas naquela altura eu já tinha gasto 5$00 réis. Ofereci 65$00 mil réis, mas o dono da bicicleta se mostrou irredutível: menos de 75$00 nem um tostão. Por fim ofereci o que tinha, 70 mil réis. Aí o dono da bicicleta abaixou o preço para 72$00 mil réis — e por causa de 2 mil réis deixei de comprar minha sonhada bicicleta.

Em compensação, um dia fui à cidade e comprei um par de sapatos, meus primeiros e lindos sapatos.

Aqueles sapatos rangiam muito; quando andava faziam “nhique nhoque, nhique nhoque”. Eram tão bonitos que eu nem queria usar para não sujar. Do dinheiro que sobrou gastei mais um pouco e o resto dei para a mamãe.

Foi um sucesso não esperado.

* * *

[continua…]

Deixe uma Resposta

