Eu daria tudo | Fritz Jankowiski a Reynaldo Purim

Rio Branco, 6 de maio de 1920
[NOTA: Rio Branco era uma colônia leta entre Massaranduba e Bananal — atual Guaramirim]

Querido amigo Reinold:

Tua carta escrita em 10 de abril recebi no dia 30 de abril. Agradeço por tudo que partilhaste e fico muito alegre que chegaste feliz de volta à escola.

Depois de amanhã, na sessão ordinária da igreja, lerei a carta de agradecimento à oferta que esta igreja mandou para a de Pilares.

Gostaria que você fizesse o favor de dar uma sacudida no Carlos Vieira para que ele me mande aqueles livros, pois na realidade não recebi nem um livro; só recebi aqueles cadernos e Revistas das Lições para a Escola Dominical para o primeiro trimestre deste ano, que pedi diretamente por carta à Casa Publicadora Batista. A relação dos livros vou colocar em anexo.

A igreja aqui está um tanto sonolenta. O Leiman declinou do convite para ser nosso pastor. Há uma proposta para que seja convidado o pastor Edwardo Akschenbirs; mas se esta ideia se concretizará ainda é uma incógnita. A União de Mocidade e a Escola Dominical agora vão razoavelmente bem, porém somos poucos, porque uma grande parte das famílias dos letos daqui se mudou para Porto União, no Paraná, então estão se espalhando por aí afora.

No que se refere à minha vida pessoal, então: posso dizer que no aspecto da minha vida material estou indo muito bem, mas isso não consiste em fundamento ou base para uma vida feliz e sossegada. Não olhando para a abundância em que vive minha vida material, há um enorme contraste, pois minha alma nada em tristezas cujos fins parecem por demais sinistros.

Tu és um herói — um destemido! A tua vida transpira esperança, enquanto que a minha está perdida. Eu daria tudo tudo — e mais, padeceria penúria no sentido material, só para voltar ao passado, mas não é mais possível. Os feitos e decisões do passado estão gravados e emaranhados em eternos rolos que determinam e caracterizam a situação do futuro.

A minha estada no Seminário, juntamente com todas as oportunidades, foi uma onda de sorte e felicidade que certamente teria me levado para uma terra pela qual a minha alma tanto aspira. E por uma desconhecida força fui barrado. Não resisti, e não me entreguei inteiramente à força dessa imensa vaga. Esta onda se foi e agora luto contra tempestades e miragens.

Por este lado estão contando que o Pastor R. Inkis assumiu o pastorado da Igreja Batista Leta de Nova Odessa. Isso é realmente verdade?

Com amável saudação, teu

Fritz Jankowiski

[em anexo:]
Os títulos dos livros encomendados:
1 Doutrina de Nossa Fé > Recebido
1 Manual Normal > Falta
1 Sete Leis do Ensino > Ainda falta
1 Constituição Brazileira > Ainda falta
1. 2. Trimestres Revistas > Recebi
3 Dúz de Cartões > Recebi
12 Cadernos > Recebi

Deixe uma Resposta

