Se gostar da carta eu respondo | Artur Purim a Reynaldo Purim

Rio Novo, 29 de abril de 1920

Querido irmãozinho,

Esta noite vou escrever uma para você. Estou passando bem e com saúde.

Hoje está chovendo, mas não muito forte. O tempo esteve mais para seco do que para chuvoso. Hoje transplantamos as primeiras mudas de repolho e agora a chuva está regando.

Eu estou na escola. Tenho que estudar Gramática, Geografia, tenho que ler e traduzir a “Nossa Pátria” [Livro de História do Brasil de Rocha Pombo], e Aritmética daquele velho livro que era seu. Aquela parte dos cálculos decimais eu já terminei.

Na escola somos vinte e três alunos. Agora as carteiras estão no templo, porque naquelas salas não cabe mais. Toda manhã é cantado o Hino à Bandeira e no final das aulas o Hino Nacional. Agora a D. Marta está ensinando o Hino do Estado, e quem não canta ela passa uma reprimenda.

Os Grikis são uns sem-vergonhas; eles dizem que o Butlers olha para eles como se eles fossem lobos.

Breve a escola passará a ser do governo, e aí só se falará em brasileiro.

Os cantores [hinários] que chegaram logo os terei vendido todos: restam só três. O Natalis e o Kondes [Conrado Auras] cada um comprou um, e o outro o Augusto Klavim pois o que ele tinha usado também já tinha vendido. Você poderia mandar uma dúzia de uma vez. O meu preço é 2$200, pois neste acabamento o Augusto também vendia [por este preço]. Aquele outro com acabamento superior de 2$700 ele nunca teve, nem tinha um preço fixo para este tipo.

Você não teria um bom cachorro para mandar-me? Não temos mais nenhum. O Latzis [“Urso”] ficou doente e morreu, e aqui filhotes são muito difíceis de conseguir.

Bem, agora chega. Vou aguardar agora uma longa carta sua, e se gostar da carta eu respondo. Logo o Butlers vai ensinar a escrever cartas.

Com muito amáveis lembranças do

Arthur

Deixe uma Resposta

