Como fazíamos todos os domingos | Artur Purim a Reynaldo Purim

Rio Novo, 9-11-19

Querido irmãozinho!

Recebi a tua carta de 17-10-19. Obrigado! Eu estou bem. Para a escola este mês não fui mais por falta de tempo e muito serviço. Neste mês de outubro chovia tanto que nas roças não era possível fazer nada; como agora estamos com muito serviço, agora irei para a escola outra vez só depois do ano novo.

Tu queres saber a minha altura, é simples: é só olhar para você. Estou calçando o número 42 e poderei emprestar os meus sapatos para você. Poderá vir chupar laranjas, pois ainda tem bastante. Logo acima de nossa casa tem doze laranjeiras e em cinco ainda tem frutas. A figueira [kuplais koks, no original em leto] está bem maior e bem mais alta, mas está um pouco abandonada. Ninguém fica subindo nela como antigamente fazíamos todos os domingos, para brincar e ver quem subia mais alto. Há pouco tempo veio o Augusto Klavim e nós subimos nela, mas nossa festa durou pouco porque vinha um temporal e tivemos que fugir para casa.

No nosso jardim temos muitas flores. As rosas, os lilases e os dois jasmins [gardênias] estão cheios de flores. As espirradeiras [oleandro] estão grandes árvores. Aquela mirtácea que você trouxe do mato também está alta; bem mais alta que você, e com certeza passa por cima de sua cabeça. Você mesmo poderá ver quando vier!

Agora temos 67 colméias, contando com as novas que apanhamos em enxames. Este ano têm saído muitos e grandes enxames. No sábado passado tiramos mel de oito colméias e renderam três latas. Ano passado de vinte colméias foi tirada só ½ lata. Este ano vamos tirar muito mel. Vamos ter que tirar de mais de 40 caixas, e se você vier poderá ajudar e comer muito mel, e também levar junto. Eu tenho medo de abelhas e nem chego nem perto. A Olga é que tem que ajudar o Pappa e levou tantas picadas que no sábado passado não podia nem caminhar.

Quando vier para casa, traga um novo Cantor [hinário] para a Luzija. Chega! Tenho que ir dormir. Com muitas lembranças,

Arturs [Otto Roberto Purim. Faltava um mês para que ele completasse 14 anos]

Deixe uma Resposta

