Quatro letos | Artur Purim a Reynaldo Purim

Rio Novo, 2-9-19

Querido Irmãozinho!

Ainda não recebi resposta da minha carta escrita no dia 15 de agosto. Não sei se sou que tenho escrito pouco ou se é você que escreve menos ainda.

Eu estou passando bem. Espero que também estejas passando bem. As aulas voltaram no mês passado com o retorno do Dr. Butler, mas o grande doutor está com poucos alunos. No total são oito: quatro letos, um italiano e três alemães. Hoje vieram mais dois alemães, então agora são ao total 10 alunos. Poderia ter mais, mas tem crianças que não querem vir, e outros só mandariam se o professor surrasse se eles fizessem alguma arte. Ainda outros têm muito serviço e não podem vir.

Agora estou aprendendo língua brasileira, geografia, aritmética e gramática. Agora está proibido aos alunos ficarem olhando pelas janelas, como era permitido antes…

O tempo hoje está nublado. Agora estamos capinando; ontem plantamos pepinos, melancias, repolhos e milho. Você poderia vir para casa, pois vamos ter pepinos e melancias já crescidas, e você teria muita coisa nova para conhecer e plantar. Poderia me trazer um livro de aritmética em brasileiro e outros que talvez você não precise mais, e para o Papai um Livro de Hinos. Você usa algum lá?

O meu livro de ABC, como eu já aprendi, vendi para o professor João de Riga, que levou junto para Mãe Luzia.

Por hoje chega, noutra vez mais. Fico esperando longa carta sua.

Com amáveis lembranças,

Arturs [Purim]

Deixe uma Resposta

