135 cargas | Lucia Purim a Reynaldo Purim

[Sem data, mas deve ser julho de 1919]

Querido irmão,

Recebi a tua carta, pela qual agradeço. Agora eu estou indo muito bem. Hoje o tempo está magnífico, mas a semana inteira ficou nublado e chovia um pouco. Fazia mais de um mês que não tinha chovido.

Ainda bem que agora podemos transplantar os repolhos, e os nabos estão quase no ponto de cozinhar. As alfaces, umas estão bem grandes e outras estão ainda pequenas.

O milho não está todo colhido. No paiol despejamos 135 cargas, e quanto ainda temos que trazer não sei calcular. Na nova coivara em toda parte o milho deu espigas muito grandes. Da Bukovina foram trazidas 60 cargas.

Lá também deu muita abóbora. Fazia anos que isto não acontecia. Junto àquele tronco onde o gavião fica pousado deram abóboras das grandes, de diversas formas e cores e muito pesadas. Nós estamos dando prioridade para a colheita do milho; as abóboras vamos buscar depois. Para a Marsa e a Zebra não faltará serviço.

Daqui a pouco tempo vamos ter que começar a derrubar capoeiras. Então trate de vir logo para casa para ajudar-nos.

Você deve vir para casa para ver os patos, os filhos da “Lembrança”: são dois machos e duas fêmeas. Os machos nós chamamos um de Doca e o outro Schina. As fêmeas, uma é Schika e a outra e Saglene [“ladrona”]. A Saglene pôs treze ovos e começou a chocar. A Schika também começou a botar. As duas são muito safadas, pois voavam pelo ar e chegaram a voar até o pasto do Butler, onde ele tinha um pequeno açude de peixes. Elas tentavam colaborar na pescaria e não voltavam para casa: a solução foi cortar as penas das asas.

Quando você vier para casa nós vamos matar o velho peru. Agora temos 5 perus: dois machos e 3 fêmeas. Você nos deve avisar para que o coloquemos em regime de engorda.

Bem por hoje chega de escrever, deixa para outra vez.

Com sinceras saudações,

Luzija

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s