Entramos com as foices | Lúcia Purim a Reynaldo Purim

Escripto em letto
[Observação em português no original]

Rio Novo, 18 dez. 1918

Querido irmão!!

Eu te mando muitas lembranças. Hoje também vou escrever. Eu estou passando bem. Hoje o tempo está magnífico e não está nem um pouco quente. Semana passada estava muito quente e também vinham chuvas.

Hoje terminamos de plantar milho e ao todo plantamos 17 quartas, uma quarta mais que no ano passado. O milho plantado no cedo já está capinado e está crescendo melhor que no ano passado, pois não está tão seco. A coivara nós queimamos no dia 14 de novembro e queimou muito bem; o fogo não passou para fora [para o mato] em nenhum lugar, pois vento não tinha e as samambaias mortas pelas geadas não estavam muito secas — por isso não foi necessário engolir muita fumaça.

Na coivara foram plantadas 5 ½ quartas de milho. Este ano a fase de plantações foi muito boa. Na Bukuvina a “voadeira” [NOTA: Vegetação rasteira que cresce no inverno em roças recém-colhidas.] nunca tinha crescido tão alta. Então entramos com as foices e roçamos e conseguimos queimar muito bem. Ficou completamente limpo e deu para quatro quartas de planta; se tivesse que capinar teria demorado muito mais.

Este ano nas plantações não tivemos nenhum brasileiro trabalhando para nós. Fizemos tudo sozinhos. Eles não trabalham por menos de 1$500 réis por dia e não se pode se esperar muito deles.

Bem, agora por hoje chega de escrever. Escreva bastante pois você terá os dias livres [nas férias]. Que morro Tijucas é esse que você subiu? A carta que você escreveu sobre isso não chegou e portanto não ficamos sabendo de nada.

Com amáveis lembranças,

Luzija [Lúcia Purim]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s