Voçes ahi | Victor Eggers a Reynaldo Purim

[carta em português, apresentada na grafia original]

São Paulo, 28 de junho de 1918

Amigo Reynaldo!

Saudações!

Antes de tudo devo pedir-te desculpas de só responder agora ás tuas ultimas noticias, bem como agradecer-te o envio dos estatutos do collegio que freqüentas. O motivo de eu não ter escripto antes é em parte ter estado ausente, e em parte é preguiça de escrever. Não tome por mal a minha franqueza, mas quem como eu está condennado a ter o dia todo a penna na mão, sente-se aliviado quando chegou a hora da folga, e tudo que dizer respeito a correspondencia particular põe-se de lado quanto mais pouder. É devido a isto abandonei toda correspondência particular mantendo-a unicamente consigo e com meu mano que ahi se acha.

Farei entretanto, tudo possível de responder-te com maior presteza, sempre que tiver motivo para isto. Assim ao menos tenho um vicio menos, pois ainda me lembro da descompustura que levei de minha mãe, quando em tempo que estive morando em Santos, e durante os oito mezes que lá estive, escrevi um único cartão á família, o que é uma prova cabal da minha preguiça de escrever.

Você leu ahi ultimamente as noticias sobre o frio que aqui fez ultimamente? Foi simplesmente um horror, e eu que estou acostumado com o calor não resisto ao frio por mais calmo que seja. Calcule que tivemos 3 graus abaixo de zero, e justamente no dia de aniversário do teu tio (24 de junho) é que o frio foi mais intenso — nunca senti tanto frio em minha vida como naquele dia. Também não foi brinquedo, tanto que as plantações no interior do Estado foram todas devastadas, as noticias falam de prejuízo total ou collossal. Voçes ahi estão gritando que faz frio, e no entanto estão com o thermometro 8 -10 graus plus, o que não é nada.

O pequerrucho lá em casa está crescendo e engordando pra burro, algum dia vai ficar um gigante.

Para hoje basta de injecção. Envio as minha saudações e abraços s/ amigo

Victor [Eggers]

Deixe uma Resposta

