E o misturo com español | Arthur Leiman a Reynaldo Purim

[carta escrita num misto de português e espanhol, apresentada na grafia original]

Ramirez Entre Rios
26-6-1918

Estimado collega e amigo Reynaldo!

Saudações em nosso senhor Jesus Christo.

Hoje quando cheguei em casa recebi a tua carta. Muchissimas gracias! Só peço desculparme porque ahora me vae médio castijo [castelhano]. Isto não pnses que estoy caçoando no, esto és pura verdad.

Quanto a vida actual, eu teria muito o que dizer mas como sabes, acerca disto tem difficuldades, tu não comprehnderás tudo e tenho poço tempo, e ao mesmo tempo muito quando quero. Os primeiros dias semanas mezes são meio difficeis, devido os idiomas, portanto agora graças ao bom Deus vaese indo médio coma pá tokeem.

Estou actualmente estudando dois idiomas mais necessários e mais música, orgãm, citara, ect. Hace uma semana jo soy el segundo maestro de la escuela de Ramirez.

Ensino leer castijo e mas el outro idioma w-. requinat – ej dos veces por la semana al cantar. El miesmo maestro enterame em castijo y aleman. Quanto aos trabajos de la iglezia vae se indo.

Desejaria um que os membros frequentassem mais os cultos, mas também é um pouco impossível agora em inverno, faz muito frio, penso que tal frio nunca sentise que como tenho de passar agora e quando chuve tem tanto barro que não se puede nem imaginar de salir de casa, pois tudo és vargem a água para todo no meio do caminho e o resultado já podes imaginar. Faz frio de maneira tal que eu tenho duas sirolas e outras tantas calsas três camisas colete palito e um sobre casaco que custou 35 pesos e ainda estou tremendo.

Sim a egreja tem duas escolas dominicais , duas sociedades de moços e uma de señoras. E dolorozo ver que a mocidade pouco se interrassase acerca de estudos – egreja ect.

Os campos e as rossas já estan quasi todas semeadas porem hai tantos ratos que em certos logares destroem as plantas.

Desculpe estou com tanto frio que não posso agüentar. Assim queira desculpar a mala caligrafia pois nunca tive melhor, e o misturo com español.

Saudades e saudações, abraço do teu

Estimado Arthur Leiman

Ramirez
Entre Rios
Argentina

Deixe uma Resposta

