A entrada na guerra | Ludvig Rose a Reynaldo Purim

São Paulo, 10 de abril de 1917

Querido Reyhnold,

Só hoje consegui uma oportunidade de escrever-te1. A tua primeira carta não pude responder, pois tinha perdido o teu endereço. Pensei que o número fosse 282, mas assim mesmo fiquei aguardando nova carta, achando que você colocaria o endereço no verso, o que realmente aconteceu.

Tendo recebido a segunda carta, novamente não pude responder, com a entrada dos Estados Unidos na [Primeira] Guerra [Mundial]. Esperávamos que o Brasil não fosse seguir o seu caminho, e ficamos observando diariamente para ver o que aconteceria. Agora tudo realmente indica que o Brasil também entrará nesta guerra, e esse futuro próximo é realmente preocupante.

Não sabemos se o governo será capaz de nos garantir o sossego para continuar editando o nosso jornal [em língua alemã]. Pode acontecer que tenhamos que fechar. Com estes obstáculos e nestas condições eu não receberia o salário. Esse é o grande motivo pelo qual no momento nenhuma ajuda eu posso te prometer. Eu ficaria bem mais tranqüilo se as coisas estivessem calmas, assim poderia te ajudar tranqüilamente. Agora mesmo estou colocando tudo em caixas e me aprontando para mudar para Orleans se as coisas não se mostrarem seguras por aqui.

Você percebe que tudo depende da situação. Se continuar ganhando bem como sempre, terei certeza de poder te ajudar. Se não, você poderá acompanhar a mim e minha esposa até o Rio Novo. Lá esperamos a guerra passar, depois do que eu continuo a escrever e você a estudar.

Muitas lembranças a todos os parentes,

Ludvig [Rose]2

* * *

1. Carta escrita em papel timbrado do Deutsche Zeitung Für S. Paulo. Entre outras informações, o cabeçalho diz:
Diretor: Sr. Rudolf Troppmair
Endereço: Rua Libero Badaró 99, Telefone 4575, Caixa Postal Y
Endereço telegráfico: Zeitung São Paulo.
2. Ludvig Rose, irmão de minha vó Lisete Rose, era leto mas escrevia para um jornal alemão (o Deutsche Zeitung) na cidade de São Paulo. Como seus colegas alemães, era simpatizante da causa alemã na Primeira Guerra Mundial.

Deixe uma Resposta

