5 mil réis | Oscar Carp a Axel Anderssen

Rio Novo, 18-2-1917

Ilmo. Sr. Axel Frederico Anderssen

Prezado Irmão,

Está em meu poder sua estimada carta. Fico muito agradecido por muitas boas notícias. Estou muito alegre que o irmão poderá voltar para o Rio e continuar os estudos. Eu ainda não tenho certeza si poderei ir, pois o meu irmão está em Curitiba. Mesmo se eu irei, irei só no mês de Abril.

O portador desta é o irmão Reinholdo Purim1. Elle é um moço muito inteligente e activo e tem boa cabeça para aprender. Acho que elle poderá acompanhar as aulas do 1º anno e estou certo que elle será o primeiro da classe.

Junto a esta carta boto 5$000. O irmão pode ficar com 2$500 e os outros 2$500 o irmão pode fazer o favor de entregar ao irmão Julio Tamerik porque quando vim embora emprestei delle 2$000. Fico obrigado por sua bondade, pois cheguei em casa com $300 reis. Agora enquanto eu não estou lá o irmão pode usar o meu travesseiro si tem necessidade. Estou passando uma vida muito boa.

Desejo-lhe feliz ano novo e que o irmão possa estudar bastante. Sem mais nada por hoje.

Sou seu irmão em Jesus,

Oscar Carp2

* * *

1. Reynaldo Purim. Nascido em Rio Novo em 1898, em 1917 foi estudar no Colégio Batista do Rio de Janeiro. Mais tarde fez Mestrado em Teologia e Doutorado em Filosofia no Seminário Teológico de Louisville, Kentucky, USA. Nos seus 60 anos de ministério evangélico e magistério foi pastor de 5 igrejas; como professor, lecionou em 8 colégios seculares no Rio. Lecionou 16 matérias em 2 seminários.
2. Oscar Karp, filho do pioneiro Fritz Karp. Pessoa de grandes qualidades morais, pai de uma família exemplar, viveu mais de 100 anos.

4 comments on “5 mil réis | Oscar Carp a Axel Anderssen

  1. Olá Gostaria de encontrar material de letos para fazer uma matéria, estou pesquisando este blog, conheci o Sr. Oscar Karp, que nasceu em 21.04.1896 e faleceu em 18.07.1996, um comerciante muito honesto, se alguém tiver mais dados dele favor me enviar. Vcs tem algum dado do Sr Vilis Vanags que nasceu em 20.10.1876 e faleceu em 07.01.1964 e esta sepultado no Cemitério de Urubici SC, com a inscrição Poeta Sacro. Estou procurando dados dos primeiros letos que vieram para Urubici e depois vou pesquisar com os atuais letos, queremos juntos com o Pastor Arvaldo reunir estes letos e organizar um documentário. Abraços Sérgio.

    • Edson Alberto Karp diz:

      Sou neto de Eduardo KARP E FILHO de Alina Karp talvez
      ela possa ter informações sobre alguns dos acontecimentos na região de RIO NOVO .

    • V. A. Purim diz:

      Olá Edson Alberto.
      Muito obrigado pela sugestão.
      Vou tentar entrar em contacto com ela que é minha prima.
      Aquele abraço
      V.A.Purim

  2. Edson Alberto Karp diz:

    Voce tem dados sobre meus avos,

    Eduardo Karp e Erna Lucia Karp Purim.

    Mande via via email ………..edsonkarp@hotmail.com

Deixe uma Resposta

