Sociedade de moças, 1900

Foto tirada por ocasião do aniversário da sociedade, a 24 de junho de 1900. Note-se que as janelas já foram colocadas na igreja de lascas.

O homem sentado é o pastor Alexandre Klavin, e a mulher em pé à direita é Anna Birin. Clique na imagem para ver uma versão maior.



A foto é de 1900, mas o texto abaixo contém informações sobre o aniversário da mesma sociedade em 1896:

DE RIO CARLOTA NOS ESCREVE:

É o sexto ano desde a chegada dos letos. No acampamento dos letos agora encontram-se 168 almas. Abandonaram e foram para outros acampamentos 51 pessoas. Houve 12 casamentos, nasceram 30 crianças, faleceram 20 pessoas [isto é, desde 1890 até setembro de 1896].

Neste ano [1896] temos um inverno bastante quente, enquanto nos invernos anteriores estávamos acostumados a aguardar um clima seco e frio, em que as pastagens e as plantas mais tenras foram muitas vezes dizimadas pelo frio; ao contrário, neste ano foi um período chuvoso e quente. Algumas vezes houve geada, porém sem maiores conseqüências.

A Sociedade de Moças local comemorou neste ano, no dia de São João, 24 de junho, o seu aniversário. Na festividade cantaram dois coros mistos sob a regência de V. Lieknin e J. Frischenbruder. De uma coisa os habitantes daqui podem se envaidecer, isto é, da diversidade de opiniões ou partidosForam apresentadas peças musicais em leto, e também em língua alemã músicas e hinos de cunho espiritual.

Devemos anotar que os moradores daqui, com poucas exceções, pertencem todos à denominação batista. Foram apresentadas em língua leta algumas preleções. A afluência do público foi bastante grande. Compareceram também alguns brasileiros e também alemães em bom número, vindos de Orleans [Estação Ferroviária no Sul do Brasil, Santa Catarina, junto às margens do Rio Tubarão e a 80 léguas da cidade portuária de Laguna].

Conforme o relatório anual de atividades foi possível verificar que o número de associadas, de 13, reduziu-se para 7 sócias. [Mas] ouvimos dizer que o número de sócias aumentou.

Ano passado arrecadaram 112.800 réis (aproximadamente 70 rublos). As despesas somaram 89.1810 réis (mais ou menos 50 rublos). As peças de artesanato ficam como propriedade da sociedade por 15.500 réis (mais ou menos 10 rublos). Aquisição de materiais para o artesanato por 18.550 réis (12 rublos). Para algum apoio social foram investidos 20.000 réis (16 rublos). As sócias a cada quinzena se reúnem para a confecção de diversas peças artesanais. As peças elaboradas são arrematadas e o saldo líquido é destinado para objetivos sociais.

[…] De uma coisa os habitantes daqui podem se envaidecer, isto é, da diversidade de opiniões ou partidos. Assim, por exemplo, várias vezes são debatidos assuntos, tais como a instalação de uma escola. Recursos não faltariam, porém os planos não prosperam por falta de unanimidade! Não passam de debates sem ação: uma parte prefere um professor, outra professor e pastor numa só pessoa, e há outros ainda que insistem em ter um professor pastor e também missionário trilingue. De que maneira! Alguns da “nova geração” já avançaram os limites, durante a noite vagueiam por aí quebrando porteiras e praticando outros ilícitos. Alguns mandam seus filhos a uma distância de meio dia de viagem à escola alemã.

Nossos dois corais foram convidados para uma apresentação de Canto Coral para a alta classe social em Orleans (os diretores da colônia e os comerciantes alemães e brasileiros) para que por sua iniciativa seja escolhida a data. Prometeram fazer um feriado e convidar os habitantes das cidades e comunidades vizinhas para que cheguem ouvintes estranhos…

Em 1896 lemos os seguintes periódicos: Baltijas Vestnesis (O Mensageiro do Báltico), 1 exemplar; Balss (A Voz), 2 exemplares; e 6 exemplares de Austrums (Oriente), além de toda a produção impressa pelo Sr. Frey (João Alexandre Frey) e diversos periódicos em língua alemã.

***

Publicado no Majas Viesis ( O Visitador do Lar), número 3, de 15 de Janeiro de 1897

Colabore: Se puder identificar alguma pessoa, complementar dados, locais ou datas, ou ainda detectar alguma não-conformidade nas informações nesta ou em outra foto, entre em contato ou deixe um comentário. Sua colaboração pode fazer parte da história.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s